Primeira edição do Conexão Feminina debate educação e combate à violência de género em parceria com o Banco Mundial

No dia 10 de Dezembro de 2024, em alusão aos 16 Dias de Activismo Contra a Violência Baseada no Género, a Primeira Fila – Na Fila do Pão, em parceria com o Banco Mundial Angola, coorganizou uma mesa-redonda sobre o tema “O Papel da Educação na Luta Contra a Violência no Género”. O evento exclusivo, realizado no escritório do Banco Mundial em Luanda, reuniu jovens mulheres, especialistas e membros da comunidade para debater soluções e caminhos para a igualdade e proteção.

A iniciativa foi coorganizada pelo Banco Mundial, APODES Angola, Mulheres AO e Primeira Fila – Na Fila do Pão, promovendo um espaço de reflexão sobre temas cruciais, incluindo:

  • A escola como espaço de construção de ideias contra a violência e a discriminação.
  • A educação enquanto veículo essencial para o resgate dos valores morais.
  • O papel das associações juvenis no empoderamento das meninas e na criação de ambientes educativos inclusivos.

O encontro foi prestigiado pela presença do representante do Banco Mundial em Angola, Juan Carlos Alvarez, e contou com especialistas do sector da educação e em violência baseada no género do Banco Mundial. A nossa founder, Carmen Mateia, participou como oradora, partilhando experiências e visão sobre a educação de meninas e mulheres — um tema central para a Primeira Fila – Na Fila do Pão.

Este momento reuniu também 10 mulheres da nossa comunidade de Fileiros, reforçando o compromisso da Primeira Fila na promoção da liderança feminina e na luta contra a violência de género.

Contexto
Em Angola, a desigualdade de género manifesta-se de forma preocupante, sobretudo na educação e saúde. Segundo dados recentes:

  • Entre 1.000 meninas entre 15 e 19 anos, 163 engravidam.
  • A frequência escolar no ensino secundário é de 60% para rapazes e apenas 40% para meninas.
  • Cerca de 30,4% das raparigas casam antes dos 18 anos, contra 7% dos rapazes.
  • O relatório do Banco Mundial “Caminhos para a Prosperidade das Raparigas Adolescentes em África” indica que só 39% das adolescentes angolanas entre 15 e 19 anos frequentam a escola sem outro compromisso, enquanto 17% conciliam estudos e trabalho, e 16% não frequentam escola nem trabalham.

O evento Conexão Feminina reafirma a importância da educação como ferramenta estratégica na erradicação da violência de género e na promoção de uma sociedade mais justa e igualitária. A Primeira Fila – Na Fila do Pão reforça o seu papel enquanto parceira activa destas causas, promovendo espaços de diálogo, capacitação e empoderamento feminino em Angola.